segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Começando os debates....

Como todos que acompanham o Blog E isso é Glamour?! já sabem, o TDAH é assunto constante em nossos posts. Mas o tópico agora é a criança com TDAH na escola. Como é que funciona, como a escola se prepara, como o professor(a) lida com esse aluno?? Vamos mais adiante, como deve ser a aproximação do assunto com a escola?? E nos cursos extra-curricalares? E uma questão ainda mais pertinente, como anda a lei para os portadores de TDAH?? Abaixo vou mostrar um texto do site http://www.tdah.org.br/  e logo em seguida vou deixar o link com ótimas informações sobre o que diz a lei sobre esse assunto.
Mas gostaria de dizer, antes de qualquer coisa, que, na prática, a comunicação ESCOLA/PAIS é de uma importância vital, que sem esse elo, as chances de um bom relacionamento, são bem pequenas. Sejam sempre sinceros, abertos e informados, assim a troca será muito mais rica para todos!!

"Não existem escolas especializadas em TDAH no Brasil, o que encontramos são vários profissionais de educação (sejam eles professores, coordenadores, diretores educacionais, psicólogas escolares, pedagogas e psicopedagogas) capacitados no assunto e que lidam com as crianças portadoras do transtorno.
As técnicas utilizadas pelos professores com alunos que têm TDAH não visam controlar os sintomas, mas sim adaptar o ensino às dificuldades que eles têm (prestar atenção muito tempo, copiar do quadro na velocidade dos demais, sentar-se por longo tempo sem ter necessidade de levantar ou sair, etc.)
Muitas escolas recebem alunos com TDAH porque podem oferecer um atendimento que atenda às necessidades específicas do portador. Em outros casos, a escola não tem recursos pessoais para dar este atendimento, mas isto não significa que não seja uma boa escola.
As famílias de crianças com TDAH devem previamente consultar as escolas em que pretendem matricular seus filhos antes de fazerem a matrícula. Só assim será possível chegar a um acordo mediante o interesse e condições de ambas as partes."
TDAH E A LEI
Abraços e fica aberto o debate, opinem!! No próximo, falaremos sobre medicações e o preconceito.

3 comentários:

  1. Adorei o blog, sou educadora, me formo em Pedagogia e estou seguindo...
    Beijocas♥

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vinda, sua companhia e conhecimentos vão adicionar muito bem ao tempero.
    abs Paulo Veríssimo

    ResponderExcluir
  3. Oi Rô,
    Complicado mesmo...as escolas~, na grande maioria, não estão mesmo preparadas para o diferente, nem mesmo para aquele aluno que tem apenas um desempenho acima do normal (caso do meu filho) e que fica entediado com certas atividades pouco estimulantes e sem desafios, mas nós, mães e pais antenados que somos, mudaremos essa história, há muito trabalho pela frente mas....a gente chega lá!!
    Rô, maridão é puro glamour!!
    Beijos ao casal mais querido da bolgesfera,
    Cris João.

    ResponderExcluir